Um pneu furado é um incómodo, independentemente do tipo de veículo que esteja a conduzir. Contudo, ter um furo enquanto se conduz um camião, pode ser um desafio extra. O tamanho e o peso do camião requerem cuidados extra na mudança do pneu em segurança e no regresso à estrada. E se já sabe como mudar um pneu, está a meio caminho de lá chegar.

Parar com segurança com um pneu furado

Encontrar um local seguro para parar o camião em Denver pode ser o passo mais importante para lidar com um furo. Parar numa curva na estrada ou num troço de auto-estrada com um espaço muito estreito pode representar uma tragédia; se outro condutor não o vir ou não estiver a prestar atenção, pode ocorrer uma colisão grave, com risco de vida. O melhor local para encostar é um lugar suficientemente plano e largo para que possa trabalhar em segurança. Se necessário, saia da auto-estrada e entre numa estrada mais pequena e procure um parque de estacionamento. Independentemente disso, assim que houver um problema, ligue os piscas de forma a que os motoristas nas proximidades saibam que devem ter cautela perto do seu veículo.

Mudar um pneu: as bases

A melhor preparação para trocar um pneu furado num camião é o próprio manual do veículo. 

Salvo isso, verifique com o seu mecânico, supervisor de frota ou oficina de reparação de pneus para obter aconselhamento ou quaisquer ferramentas especiais de que necessitará. 

No mínimo, saiba se tem um pneu sobresselente guardado. 

Quando estiver num local seguro, aplique calços de roda para evitar que o veículo role, e use uma chave de rodas para soltar as porcas das rodas do pneu em questão. 

Em alguns casos, poderá ser necessário remover primeiro uma tampa da porca. 

Posicione o macaco e levante o camião. Desaperte o restante das porcas e retire-as cuidadosamente. 

Tire o pneu velho, e coloque o novo no seu lugar. 

Volte a aplicar as porcas e aperte-as cerca de metade do caminho. 

Desça o veículo utilizando o macaco e volte a apertar as porcas. Retire o macaco, e depois aperte completamente as porcas. 

Substitua a tampa das porcas, se necessário.