Nas operações de camionagem, uma das compras mais críticas é muitas vezes tomada como certa - o tipo de pneus de camiões comerciais a instalar. Os pneus de camião não são todos iguais e fazer a escolha certa pode poupar-lhe centenas ou milhares de euros por camião, ao passo que comprar simplesmente a mesma marca ou modelo de pneu ou fazer a escolha errada pode custar-lhe muito - ou mais.Com tantas opções em pneus de camiões comerciais por onde escolher, como saber qual é a correcta? As suas necessidades na estrada, rotas, condições de condução ou cargas mudaram desde o último conjunto de pneus que comprou? Aqui ficam algumas indicações.
Os pneus são projectados para funcionar com aplicações específicas em mente. Existem designs específicos de banda de rodagem, compostos de borracha, e construção de pneus para percursos de longo curso, percursos regionais, cenários urbanos, e necessidades em/fora de estrada. Se um pneu estiver a ser utilizado na aplicação errada, não terá o desempenho que necessita e pode eventualmente desgastar-se de forma prematura. Por exemplo, se os pneus projectados para longo curso forem utilizados num ambiente urbano, a banda de rodagem irá desgastar-se prematuramente.
Isto pode parecer óbvio, mas não o negligencie. Certifique-se de que os seus pneus têm uma classificação de peso compatível com o seu camião e carga.
Sempre que possível, certifique-se de que os pneus que adquire são cobertos por garantias. Isso é um seguro extra contra defeitos do fabricante e ajuda a garantir-lhe muitos anos de utilização na sua nova compra de pneus de camião. A maioria das grandes marcas garante 7 anos e 3 recauchutagens.Quando estiver num local seguro, aplique calços de roda para evitar que o veículo role, e use uma chave de rodas para soltar as porcas das rodas do pneu em questão.
Se os seus pneus actuais estiverem a mostrar apenas alguns sinais de desgaste e os revestimentos estiverem em boa forma, poderá não precisar de pneus novos. A recauchutagem moderna de pneus é segura, eficaz, e tem um ROI extremamente favorável. Pode obter uma recauchutagem por menos de metade do que um pneu novo custa enquanto restaura os seus pneus actuais!
A relação custo/benefício em pneus usados simplesmente não existe. Não se sabe como o pneu foi utilizado pelo proprietário anterior ou em que condições foi gerido. Podem até falhar em momentos críticos, deixando-o imobilizado. Se houve uma falha e não há outra escolha senão comprar pneus usados, faça o que tem de fazer - mas troque-os por novos ou recauchutados o mais depressa possível.