Como camionista ou gestor de frota, é importante certificar-se de que os seus pneus estão sempre em boas condições. Uma boa manutenção ajuda a prevenir furos e rebentamentos na estrada, que apresentam grandes riscos de segurança. Pode também influenciar a economia de combustível e aumentar a vida útil de outros sistemas de camiões, como os travões e o sistema de suspensão.

Aqui estão seis dicas de cuidados a ter com pneus de camiões:

1. Rode regularmente os pneus 

Os pneus de camião, como qualquer outro veículo, devem ser rodados a cada 9.000-12.000 quilómetros para distribuir uniformemente o desgaste do piso e ajudá-los a durar mais tempo. Nos camiões comerciais, os pneus traseiros desgastam-se geralmente mais rapidamente do que os dianteiros.

2. Alinhe as rodas

O alinhamento das rodas é outro factor essencial para a saúde dos pneus. Se as rodas estiverem desalinhadas seja de que forma for, desgastar-se-ão de forma desigual e geralmente muito mais rapidamente do que se estivessem devidamente alinhadas. Geralmente pode sentir-se quando as rodas de um camião estão desalinhadas se o volante estiver descentrado, se puxar para um lado ou para o outro, ou se notar muito mais vibração do que o habitual ao conduzir numa auto-estrada em linha recta. 

3. Mantenha a pressão dos pneus consistente

Verifique regularmente a pressão em cada pneu para ter a certeza de que estão insuflados à pressão de ar recomendada. Isto irá conservá-los por mais tempo e irá também ajudar na economia de combustível ao longo daqueles longos percursos. 

4. Mantenha as rodas e os pneus limpos

Não fica apenas bom aspecto quando as rodas e os pneus são mantidos limpos. É também bom para a saúde das rodas e dos próprios pneus. Lave o sal da estrada, gordura e sujidade para conseguir mais dos seus pneus.

5. Pratique hábitos de condução inteligentes 

Um dos maiores factores de mau desempenho dos pneus são os hábitos do condutor. Se acelerar demasiado depressa, conduzir acima do limite de velocidade ou carregar demasiado nos travões, irá desgastar os pneus mais rapidamente do que se conduzir de forma inteligente e segura.

6. Faça sempre inspecções pré-viagem

Deveria ser algo a fazer antes de cada viagem. Uma inspecção prévia dos sistemas chave para a prontidão para as estradas deve incluir sempre os pneus. Verifique a pressão dos pneus, observe o desgaste do piso dos pneus e esteja preparado para resolver problemas antes de se fazer à estrada para minimizar os danos.